(73) 3011 8400
contato@alanaqueiroz.com.br
CRM-Ba 25500
Facebook
Instagram
RSS
dra-alana-queiroz-logo-v2dra-alana-queiroz-logo-v2
  • Sobre
  • Clínica
  • Tratamentos
  • Procedimentos
  • Blog
  • Contato
dra-alana-queiroz-logo-v2
dra-alana-queiroz-logo-v2

ALOPECIA AREATA

Conheça mais sobre a Alopecia Areata

A alopecia areata é uma condição caracterizada pela queda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. É popularmente chamada de “peladeira”.

As causas dessa patologia são desconhecidas, mas há alguns fatores implicados, como a genética e a participação auto-imune. Nesse caso, o sistema imunológico ataca e destrói tecido corporal sadio por engano.

Cerca de uma em cada cinco pessoas com alopecia areata apresenta histórico familiar da doença. Ela costuma acontecer com qualquer pessoa, independentemente do gênero e da idade, e parece estar diretamente relacionada a algum evento importante, como trauma, doença ou gravidez. Alta carga de estresse no dia a dia também podem favorecer a ocorrência desse tipo de alopecia. É uma das doenças de pele mais relacionadas com aspectos psicológicos do paciente.

Além da perda de cabelo, a alopecia areata não possui nenhum outro sintoma. Na alopecia areata ocorre perda brusca de cabelos, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, sem demais alterações. A pele é lisa e brilhante e os pelos ao redor da placa saem facilmente se forem puxados.

Os cabelos quando renascem podem ser brancos, adquirindo posteriormente sua coloração normal. A forma mais comum é uma placa única, arredondada, que ocorre geralmente no couro cabeludo e barba. Isto ocorre porque a doença não mata os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos. Quando esta ação de inatividade cessa, há nova produção de pelos.

Agende já uma consulta!
CLIQUE AQUI
Dra Alana Trovão Queiroz – CRM-Ba 25500 © 2016 Todos os direitos são reservados. Lado B